sexta-feira, 7 de agosto de 2009

teatro sobre maranhão

Narrador: O Maranhão era uma região muito pobre (entra o mendigo) sua economia era basicamente da exploração das drogas do sertão e lavoura de algodão.
Mendigo: (passa um senhor e o mendigo pede esmola) senhor me da um dinheirinho ai.
Senhor: toma, mas não me incomode mais.
Narrador: com conseqüência dos escassos recursos econômicos de que dispunham os maranhenses não conseguiam comprar escravos africanos, que eram muito caros, assim acabavam escravizando índios,entrando em choque com os jesuítas que condenavam tal escravização.
Caçador: peguei você seu índio vagabundo, de agora indiante vai só trabalhar.
Jesuíta: eu não permito que você faça isso com esse pobre índio.
(o caçador e o jesuíta lutam ,e o caçador acaba morrendo).
Jesuíta: agora você esta livre ,volte para sua tribo.
Narrador: com o objetivo de resolver o problema o rei de Portugal cria a Companhia de Comercio do Maranhão,que tinha como objetivo comprar produtos do Maranhenses e lhes dar 500 escravos por ano.Mas essa companhia não cumpriu com o prometido.
Colono: quanto ta o metro do tecido?
Português: ta R$15,00.
Colono:meu deus ta muito caro.
Português:quanto ta o kg do queijo?
Colono:R$6,00
Português: eu só pago R$3,00 ta um roubo esse queijo.
Colono:cadê os meus escravos?
Portugues: (fica enrolando o colono e não da os escravos a ele.)
Narrador:a revolta tomou conta dos colonos que liderados por Tomas e Manuel Beckman expulsaram os jesuítas e representantes da companhia de comercio do maranhão.
Tomas:Manuel eu acho que agente tem que expulsar essa companhia de comercio daqui ela só ta enrolando a gente.
Manuel: verdade, vamos expulsar eles antes que nos façam quebrar.
(tomas e Manuel expulsam os membros empurando-os).
Narrador:para acabar com a revolta o coroa portuguesa envio tropas, que sufocaram a revolta e mataram os principais lederes.
(tomas e Emanuel tentam lutar contra as tropas mais acabam morrendo)



Lucas Moser


Esse foi um teatro que eu fiz para um trabalho de historia,foi muito engraçado,shushshsusuhuhsuh

Nenhum comentário: